Destacar-se da concorrência é um desafio de qualquer empresa, independentemente do seu mercado de atuação. O fato é que muitos negócios não entendem que isso deve ser feito onde menos se espera, por exemplo, por meio da embalagem do produto que é apresentado no Ponto de Venda (PDV).
Afinal, já não é novidade para ninguém que o PDV é uma ótima ferramenta para atrair consumidores. Nesse sentido, fica evidente que, para se destacar da concorrência, é preciso utilizar um recurso que é responsável por apresentar o produto para o consumidor: a embalagem / rótulo.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 6 estratégias que podem ser aplicadas no PDV com foco na embalagem e rótulos dos produtos. Ficou interessado? Então, veja quais são elas logo abaixo.
Arrisque até chegar no modelo ideal
A primeira estratégia para conseguir se destacar da concorrência no PDV é algo bem menos complexo do que você pode imaginar, é simplesmente arriscar. Afinal, a competitividade do mercado exige que as empresas estejam sempre dispostas a sair da mesmice e a buscar a inovação, experimentando o novo.
O fato é que, no mundo das embalagens, muitos negócios não conseguem sair do senso comum, repetindo padrões sem sair da zona de conforto. O resultado disso não podia ser diferente do que embalagens relativamente parecidas e sem chamar a atenção do consumidor.
Então tenha em mente que qualquer detalhe diferente pode atrair os consumidores para os seus produtos, seja no seu formato, seja no conteúdo escrito, seja nas fotos, dentre outros. Saiba que, dessa forma, é muito mais viável conseguir estabelecer um diferencial e aumentar o índice de aprovação dos clientes em relação aos produtos que você vende.
Proponha embalagens diferenciadas
Outra estratégia no PDV é trabalhar com embalagens e rótulos atrativos. O fato é que, no momento da compra, o consumidor precisa ver e tocar a embalagem, isso faz parte do seu processo de decisão.
Sendo assim, esse tipo de embalagem tem pontos muito positivos para convencer o cliente a levar o seu produto. As suas embalagens podem contar com muitas vantagens, dentre elas, podemos listar
- sustentáveis, pois economizam recursos naturais e geram menos resíduos;
- fornecem maior proteção para o produto, ajudando na sua conservação;
- que podem ser facilmente personalizadas, deixando o produto com a cara da empresa;
- assim tornam a experiência do cliente mais interessante, trazendo mais praticidade no seu manuseio durante o dia a dia.
Utilize a técnica do Value Proposition
A técnica de Value Proposition consiste em utilizar recursos e inovações para tornar o produto mais atraente para os seus clientes. Afinal, se traduzirmos o termo para o português, temos a expressão “proposta de valor.” Então, nada melhor do que aplicar essa estratégia na sua embalagem/rótulo para se destacar da concorrência, não é mesmo? Pois é justamente ela que vai mostrar para o cliente o que o produto vai agregar em sua vida.
Entrando um pouco mais a fundo, podemos dizer que o grande objetivo da embalagem, no que diz respeito ao marketing, é destacar diferenciais e características únicas de um dado produto. E essas características devem incentivar o cliente a comprá-lo.
Saiba que isso pode ser feito de diversas maneiras, desde algo mais simples, como a descrição e o título do produto, até algo mais elaborado, como uma ação que apele para o lado emocional do cliente, por exemplo.
Trabalhe bem com a expectativa do consumidor
Uma estratégia interessante no mundo do marketing é trabalhar com a expectativa do consumidor. O cenário perfeito é que ela possa ser não somente atendida, mas também superada aos olhos do cliente.
Dessa maneira, destacamos que os produtos permitem ações que trabalham muito bem esse aspecto, potencializando a experiência que o cliente possa ter com o seu produto. Portanto, uma premissa básica é que seja utilizada transparência nas informações dadas na embalagem.
Um exemplo clássico que podemos trazer é a prática de indicar especificamente o que está e o que não está incluído na compra. Afinal, é muito frustrante para o cliente comprar algo contando que virá com itens que na realidade não estão inclusos.
Então, tenha atenção nesse ponto e tente trabalhar bem a expectativa do seu consumidor logo na embalagem.
Preze pelo equilíbrio entre imagens e textos
De nada adianta uma embalagem ser bonita se não há uma certa harmonia no que ela apresenta. Ou seja, é preciso um equilíbrio entre as imagens e os textos que fazem parte do seu conteúdo como um todo.
Afinal, não é novidade para ninguém que tudo que está em falta ou em excesso acaba prejudicando a proposta de divulgação de um produto, principalmente quando se trata de embalagens que precisam vender algo para o consumidor.
Portanto, preze por essa harmonização — algo que ajudará muito na apresentação visual do produto, tanto para a percepção do consumidor em relação ao que ele realmente está comprando quanto para que ele possa encontrar as informações desejadas com certa facilidade.
Não se esqueça da sazonalidade
Por fim, a última estratégia que recomendamos é trabalhar com a sazonalidade. Aliás, mapear datas importantes pode ser um primeiro passo para conseguir ter um bom desempenho na venda de produtos ao longo do ano, pois sabemos que para muitos negócios há épocas em que o desempenho não é tão bom quanto se espera.
Então, tenha em mente que é possível trabalhar com a sazonalidade com mais consciência, simplesmente aplicando isso nas embalagens dos produtos. Obviamente dará mais trabalho do que ficar apenas com as embalagens padrão, mas trará diferencial competitivo para a sua marca.
Um exemplo claro disso são os negócios que investem em embalagens especiais, com datas comemorativas, dentre outras possibilidades que permitem trabalhar com a sazonalidade. Pode não parecer, mas ações como essa ajudam a dar destaque para o produto, o que faz com que ele se sobressaia entre os seus concorrentes.
Não perca tempo, aplique essas estratégias e comece a se destacar da concorrência no PDV com os seu produtos ainda hoje!
fonte: SulPrint