Na maioria dos casos a etiqueta adesiva ideal é a de BOPP. O BOPP (polipropileno biorientado) é um filme que resiste bem a umidade (não absorve água) e ao congelamento. Isso significa que ele não muda de aspecto desde a sua aplicação, durante o congelamento ou resfriamento até o descongelamento na frente do cliente. A etiqueta pode ser em BOPP fosco, BOPP brilhante, BOPP transparente, metalizado ou outras opções.
Uma outra opção mais econômica é a etiqueta de papel couchê. Ela até pode ser utilizada para alimentos refrigerados ou congelados, mas tem alguns problemas: por ser um papel, ela resiste pouco a água e vai absorvendo umidade lentamente. Assim, especialmente no descongelamento, a etiqueta tende a encharcar e ficar feia, o que não é bom para a sua marca. Então, claro que a etiqueta também não fica bem se o produto for aquecido em banho maria. Uma última desvantagem: o papel couché com adesivo permanente é muito chato para ser removido da embalagem, caso ela seja reaproveitada.
A questão do adesivo
Outra coisa importante a se considerar é qual o tipo de adesivo ideal. Existem adesivos especiais para congelamento, que garantem que a etiqueta não cairá durante o armazenamento e o transporte. No entanto, quanto mais específica for a formulação, mais caro é o adesivo.
Então, para muitos casos, um adesivo mais simples resolve a questão. Por isso pedimos sempre mais informações na fase de orçamento: quanto tempo em média o produto fica congelado? Ele é etiquetado resfriado, em temperatura ambiente ou quente? A embalagem está totalmente seca quando recebe a etiqueta? Essas informações nos ajudam a escolher o adesivo mais barato para o seu produto. Ou podemos ajudar com dicas (por exemplo, colar a etiqueta sobre a superfície seca aumenta muito o seu poder de adesão).
Outra questão importante: o adesivo é aprovado para contato direto ou indireto com alimentos? A ANVISA determina o uso de adesivos que atendam às exigências FDA 175.105 ou ISEGA para contato indireto ou direto com alimentos. (O fabricante de materiais adesivos é quem solicita e garante essa compatibilidade. Trabalhamos com as maiores fornecedoras,cujos produtos são aprovados por um rígido controle de qualidade).
Ainda em adesivo, há dois grandes grupos: etiquetas permanentes, que ficam no produto até o descarte e etiquetas removíveis, utilizadas principalmente quando o recipiente é reaproveitado. Entre as removíveis há até etiquetas “removíveis na lavagem”, que saem do produto somente quando imerso em água quente.
Aplicações diversas
São vários os negócios que exigem uma boa etiqueta para congelados. Um dos negócios da moda é a de alimentos prontos, sejam refeições prontas, sejam empresas maiores que fazem marmitas vendidas nas seção de congelados de supermercados e varejistas.
O que vai na etiqueta? Muitas vezes a etiqueta é o próprio rótulo do produto. Então você pode incluir o logotipo da empresa, CNPJ, nome do produto, ingredientes, tabela nutricional, datas de fabricação e validade, instruções de armazenagem e conservação e dados sobre alergênicos.
Como fazer etiquetas para congelados? Você pode imprimir a sua etiqueta personalizada em uma gráfica como a HiperFlex ou você pode comprá-la em branco, do tamanho certo para a sua embalagem e imprimir as informações em uma impressora térmica de etiquetas. Também pode combinar as duas opções ao imprimir apenas o logotipo da empresa conosco e o restante das informações (e variações entre produtos) na sua impressora.
Acesse o link para fazer uma cotação de Etiqueta Adesiva Branca/Colorida ou Personalizada.