Alguns produtos se destacam pela beleza. Outros pelo acabamento do rótulo, com design fino e brilhante. Pela sutileza das ilustrações ou escolhas de embalagem, texturas e impressão do rótulo. São vários os motivos que nos levam a olhar um produto e associá-lo a um “produto gourmet”, ou linha premium.
Primeiro, precisamos lembrar que design e percepção estão muito ligados ao contexto e cultura. O design de rótulos está sempre em mudanças, num movimento contínuo. A percepção de sofisticação depende de uma série de fatores, mas três deles são fundamentais: a escolha do material, o design do rótulo, e a impressão (gráfica).
1. Material do Rótulo
A vantagem do papel autoadesivo é a diversidade de materiais disponíveis, como rótulos de papel (inclusive papéis especiais, mais resistentes a umidade), e rótulos em filmes (rótulos de BOPP, polietileno, entre outros).
Na escolha do material do rótulo você pode trabalhar alguns valores da sua marca, como sustentabilidade, a noção de um produto mais artesanal, ou a escolha de um rótulo transparente, que pode ser praticamente invisível em algumas superfícies (como vidro) e permite uma grande variedade de efeitos.
2. Criação e Design do Rótulo
Se a escolha do material é importante, é o design que vai fazer toda a diferença na criação de um rótulo para produtos premium. Contratar profissionais da area, pode trazer vantagens para que tenha um diferencial entre um rótulo que chama a atenção do consumidor na prateleira e algo que passa batido.
Um produto premium chama atenção como algo exclusivo, diferenciado dos demais.
Elementos de design associados a embalagens premium:
- Visual “clean”, ou ampla presença de whitespace (espaço “em branco”). Esse espaço não é necessariamente branco, mas ausente de outros elementos do rótulo, ou seja, cada item está a uma boa distância dos demais.
- Hierarquia de fontes, ou hierarquia visual. Há uma demonstração clara de quais são as informações mais importantes naquele rótulo, com uma diferença no tamanho e peso dos textos do rótulos.
- Uso de metalizado, dourado ou holografia. Rótulos para produtos premium geralmente têm detalhes em dourado, prateado ou outras cores com alto brilho (vermelho metálico, verde metálico, padrão holográfico). Esse efeito é conseguido geralmente por hot-stamping ou vernizes especiais.
- Uso de ilustração ou lettering (tipografia personalizada). Se nem sempre é possível acertar na foto perfeita, a escolha de uma ilustração pode trazer aquele elemento de sofisticação necessário. A ilustração muitas vezes se relaciona ao ingrediente principal do produto, ou cria um padrão visual interessante. Também está muito em voga a utilização de tipografia personalizada à mão (lettering) em rótulos premium.
3. Impressão do Rótulo
A percepção de luxo de um bom rótulo está nos mínimos detalhes, como na espessura ideal das fontes, o alinhamento das cores na impressão, ou um verniz localizado com alinhamento perfeito.
Escolha uma gráfica com experiência e capacidade para trabalhar com hot stamping e cold stamping, verniz geral ou localizado, tintas especiais, cortes exclusivos e claro, entrega pontual.
Nem sempre um rótulo que parece sofisticado é mais caro de produzir. O custo de produção de rótulos está ligado a uma série de fatores, entre eles:
- A quantidade de rótulos impressos;
- A quantidade de cores e verniz localizado do rótulo;
- A utilização de processos especiais de corte e acabamento, como hot-stamping e cold stamping;
- O material escolhido (papéis, filmes, etc).
Claro que um rótulo que utilize todos esses recursos vai sair mais caro que um item mais simples, mas é a melhor forma de fazer o seu produto demonstrar como realmente é bom. E a produção de uma quantidade maior pode inverter essa equação.
A HiperFlex é especialista em impressão de materiais adesivos, oferecendo grandes vantagens na produção de diferentes rótulos. Nosso processo flexográfico tem capacidade para grandes e médias quantidades, e o melhor com o custo competitivo.